TAVI é um procedimento indicado para o tratamento da estenose aórtica com risco cirúrgico elevado. Pouco invasivo ele permite a correção de uma redução no diâmetro da válvula. A válvula que é implantada permite restabelecer o fluxo de sangue do ventrículo esquerdo para a aorta.
Este procedimento é realizado por uma pequena incisão na virilha, não é necessário a abertura cirúrgica do peito.
O plano de saúde cobre o TAVI?
Existindo indicação médica para realização do TAVI, os planos de saúde devem cobrir o procedimento.
Porém, é muito comum a negativa deste procedimento. As operadoras alegam que não há previsão no rol da ANS, que está em desacordo com as diretrizes da ANS ou que os materiais necessários para a realização do procedimento não são cobertos pelo contrato. A negativa do TAVI, é considerada abusiva pela Justiça e pode ser refutada por meio de ação judicial.
Em caso de dúvida consulte um especialista.
O Escritório Corrêa da Silva, Martins é especializado em planos de saúde, SUS, Direito Médico e Direito da Pessoa com Deficiência.
Felipe Müller Corrêa da Silva, Advogado com atuação exclusiva nas áreas Direito à Saúde (Planos de Saúde e SUS) e Direito Médico.
Janine Martins Corrêa da Silva, Advogada com atuação nas áreas de Direito da Pessoa com Deficiência (PCD) e Direito Médico.