Pular para o conteúdo

O que é reajuste por sinistralidade ?

reajustesinistralidade

Os usuários do plano de saúde coletivo sofrem reajustes com base na sinistralidade, o que significa dizer que os reajustes são, ou deveriam ser, calculados com base no uso do serviços pelos usuários do plano.​

Assim, quanto mais os usuários participantes do plano contratado pela categoria, classe, grupo familiar ou empresa utilizarem os serviços maior será a despesa do plano de saúde e, consequentemente, maior será o índice de reajuste aplicado pela operadora do plano de saúde.

Um dos principais problemas para os usuários dos planos de saúde coletivos é que a forma como é calculado o índice de reajuste não é clara, pois essa modalidade de plano é pouco regulamentada pela legislação, sendo que os consumidores acabam ficando vulneráveis aos reajustes abusivos pelos planos de saúde, o que tem gerado cada vez mais litígios entre os consumidores e as operadoras de planos de saúde.

Caso o consumidor se sinta lesado pela operadora do plano de saúde, poderá pleitear seus direitos na esfera judicial.

Em caso de dúvida consulte um especialista.

O Escritório Corrêa da Silva, Martins é especializado em planos de saúde, SUS, Direito Médico e Direito da Pessoa com Deficiência.

Felipe Müller Corrêa da Silva, Advogado com atuação exclusiva nas áreas Direito à Saúde (Planos de Saúde e SUS) e Direito Médico.

Janine Martins Corrêa da Silva, Advogada com atuação nas áreas de Direito da Pessoa com Deficiência (PCD) e Direito Médico.

Deixe um comentário