Pular para o conteúdo

ERITROPOETINA 4.000UI para Anemia Grave por Mielofibrose: SUS Deve Disponibilizar o Tratamento

Imagine precisar de transfusões constantes porque seu corpo já não consegue produzir glóbulos vermelhos suficientes — e ainda assim ter um medicamento essencial negado pelo SUS. Essa foi a realidade enfrentada por uma paciente de 76 anos, diagnosticada com mielofibrose grau 2.

A mielofibrose é uma doença grave da medula óssea que interfere na produção normal das células do sangue. Mesmo após diversos tratamentos fornecidos pelo SUS, a paciente desenvolveu um quadro de anemia severa, precisando de transfusões frequentes.

A solução médica? A prescrição de ERITROPOETINA 4.000UI, um medicamento que estimula a produção de hemácias (glóbulos vermelhos), trazendo alívio e dignidade para pacientes com esse tipo de anemia.

O problema? O SUS negou o fornecimento da eritropoetina, alegando que ela só estaria disponível para outras doenças — não especificamente para a mielofibrose.

A saída foi recorrer à Justiça. Com o apoio médico e a urgência do quadro clínico comprovada, a paciente conseguiu uma liminar que obrigou o Estado a fornecer imediatamente o medicamento.

E se o paciente tiver plano de saúde?

O plano também pode ser obrigado a cobrir a eritropoetina. Se houver prescrição médica e negativa da operadora, é possível entrar com uma ação judicial e conseguir uma decisão rápida (liminar), garantindo o tratamento em tempo hábil.

Está passando por uma situação parecida?

Cada caso exige atenção especial, mas há caminhos possíveis — tanto pelo SUS quanto pelo plano de saúde.

Em caso de dúvida consulte um especialista.

A Eritropoetina 4.000UI foi negada mesmo com prescrição para tratar anemia grave causada pela mielofibrose?

📲 Saiba o que fazer se a Eritropoetina 4.000UI foi negada

O Escritório Martins, Corrêa da Silva é especializado em planos de saúde, SUS, Direito Médico e Direito da Pessoa com Deficiência.

Felipe Müller Corrêa da Silva, Advogado com atuação exclusiva nas áreas Direito à Saúde (Planos de Saúde e SUS) e Direito Médico.

Janine Martins Corrêa da Silva, Advogada com atuação nas áreas de Direito da Pessoa com Deficiência (PCD) e Direito Médico.

⚖️ Atendimento gratuitoPlano de saúde negou seu tratamento? Fale agora com um advogado.
1

Deixe um comentário